A Visita de Estudo à Secil
No dia 2 de Março, quarta-feira, os alunos de E. B. de Maceirinha fizeram uma visita de estudo à fábrica de cimentos, Secil. Os alunos foram transportados pelos familiares e pelo A. T. L. até à entrada da empresa. Aguardou-se a chegada de todos os alunos e, por volta das 9h e 15m, iniciámos a visita com a professora Lucília.
Dirigimo-nos para o Centro de Documentação e Interpretação onde conhecemos a nossa guia que se chamava Ana Lúcia. Ela mostrou-nos um power-point em que apresentava a história da cimenteira e os principais passos na produção de cimento.
Aprendemos que os principais passos na produção de cimento são: 1.º a extracção das principais rochas, a marga e o calcário; 2.º a britagem das rochas e a pré-homogeneização; 3.º a moagem em cru; 4.º cozedura das rochas extraídas e a sua transformação em clinquer, que é armazenado em silos; 5.º moagem de cimento nos moinhos; 6.º a expedição que é a saída de cimento em sacos ou em camiões cisterna.
De seguida, dirigimo-nos para o museu da fábrica, conhecemos um pouco mais sobre a sua história. À entrada, vimos os bustos dos fundadores da fábrica, José Osório Rocha e Mello e Henriques Araújo Sommer. A fábrica foi fundada em 1920 e desde aí sofreu grandes alterações como por ex.: o primeiro forno de 1923, com a capacidade de 55 000 toneladas foi substituído por outros e actualmente a fábrica tem dois fornos com 450 000 toneladas de capacidade/anuais, cada um. Inicialmente, a fábrica tinha 1 500 trabalhadores e chamava-se Cimpor, agora tem cerca de 200 trabalhadores e chama-se Secil. A fábrica também tinha preocupações sociais e por isso mandou construir um bairro para os trabalhadores morarem, uma escola, locais de lazer, um restaurante, uma capela, um centro de saúde, entre outros. Vimos, ainda, alguns fósseis do período Jurássico recuperados durante a extracção mineira e o laboratório.
Quando saímos do museu fomos lanchar e depois fomos tirar uma fotografia junto do moinho de cimento antigo.
De seguida deslocámo-nos até à pedreira de calcário onde observámos aves. A nossa guia informou-nos que frequentavam aquela zona diferentes espécies de aves, tais como: galinha da água, pato-real, lufo real …
Após a observação da pedreira, dirigimo-nos para o Jardim Jurássico onde adquirimos alguns fósseis e as plantas autóctones. Alguns meninos procuraram fósseis e encontraram-nos.
No final da visita já no regresso ao portão de saída, vimos o Parque da Água com uma cascata artificial. Nós gostámos muito da visita porque foi interessante e aprendemos muito.
Alunos de 2º e 4º anos – 2010 / 2011 - Prof. Elsa Pimparel
Sem comentários:
Enviar um comentário