domingo, 3 de abril de 2011

Relatório da Visita ao Museu / Cimenteira SECIL


3 de Março de 2011
Escola de Maceirinha, 15 alunos 2º e 4º anos – Professora Elsa Pimparel
                              21 alunos, 1º e 3º Anos  - Professora Isabel Francisco
A visita foi iniciada com uma apresentação aos alguns slides, onde os alunos puderam ver em síntese um pequeno historial da incrementação da Industria de Cimentos em Maceira, chamando a atenção para o factor primordial da existência da matéria prima básica para a produção deste produto – a pedra Calcária e a pedra Marga.
O entusiasmo dos alunos foi visível, quer nas questões que colocaram, quer na atenção como escutaram e participaram com os saberes pessoais, que lhe tinham sido transmitidos pelos familiares antigos e actuais operários desta empresa. De acentuar que bastantes destes alunos têm pais e avós a trabalhar na cimenteira.
Seguiu-se a visita ao Museu, onde a Senhora Doutora Ana Lúcia apresentou todo o historial da implantação da Fábrica de Cimentos, a partir do início do séc. XX, salientando os aspectos relacionados com os factores humanos na sua totalidade.
A construção da Fábrica de cimentos exigiu mão de obra de muitos trabalhadores e foi necessário a vinda de muitos homens, imigrantes de outras regiões de Portugal, que ao trabalharem aqui tiveram necessidade de trazer as suas famílias e radicarem em Maceira as suas vidas, com tudo o que uma família necessita para viver com dignidade.
Para facilitar a fixação residencial destes operários, houve a preocupação de criar infra-estruturas sociais que lhes permitissem uma vida familiar com condições condignas e apoio na saúde e na educação, tanto quanto o necessário. Estas infra-estruturas tiveram a ver com a construção dos Bairros Operários em Maceira Lis, Pocariça e Maceirinha, as Escolas de Jardim de infância e Primária em Maceira Lis, o Posto Médico e Farmácia em Maceira Lis, a Capela de S. José, a Casa de Pessoal, Restaurante, Balneários, Cooperativa de Consumo e venda a retalho, Campos de Jogos, etc.
Estas informações, foram apresentadas com a visualização de fotografias da época, sendo  chamada particular atenção para uma foto panorâmica dos terrenos onde foi implantada a fábrica, com a frase simbólica …. “ No princípio era a Gândara…” , onde se vêm  os campos de parcas culturas agrícolas que foram adquiridos para a  construção da Fábrica ; outra foto onde se podem ver grande número de homens que foram os primeiros operários desta Empresa; uma maqueta da fábrica e espaços circunvizinhos, já com todas as condições de infra-estruturas construídas com data de 1949. Foi ainda chamado à atenção para a observação de dois bustos representando as figuras dos principais fundadores e impulsionadores desta obra, industrial e Social, os Engenheiros Senhor Henrique Sommer e Senhor Rocha e Melo.
Seguiu-se a visita ao espaço onde se podem ver os utensílios de laboratório experimental, usados no início da produção do cimento, assim como pequenas ferramentas de medida e peso usadas na aplicação do produto em fase experimental.
Prendeu-se de especial interesse, a apresentação aos alunos do espaço destinado à mostra exemplificativa da formação da Terra correspondente à constituição do subsolo com as características apresentadas na nossa região – pedras calcárias, margas e formações fosseis de várias épocas jurássicas – conforme exemplos expostos.
Foi também apresentado em retrospectiva todo o esforço feito por esta empresa na incrementação de espaços e actividades de carácter cultural e cívico para formação dos jovens e ocupação de tempos livres, dando relevo ao apoio à Família, à formação feminina nas artes manuais e actividades domésticas, à higiene e saúde, às bricolages de utilidade prática, às artes musicais e de recreio, entre outras.
Foi ainda possível observar pelo miradouro a Pedreira da pedra Calcária e as máquinas em laboração na mesma assim como o bando de gaivotas que ali se encontravam, tendo sido chamados à atenção para o espaço como um meio onde a biodiversidade se faz notar, pelo esforço de todos na preservação do meio ambiente. 
 Fez-se também uma breve visita ao Jardim Jurássico, onde pudemos ver e contactar com alguns fosseis que aí se encontram, encrostados em grandes blocos de calcário, assim como observar a requalificação do espaço envolvente com plantas autóctones, cuja preservação se encontra protegida.
Tivemos como principal e grande constrangimento o pouco tempo dispensado para a visita, o que não nos permitiu ver a espaço reservado à apresentação do processo de Fabricação do Cimento assim como a visita ao Parque da Água.
Pelo adiantado da hora, e não sendo possível completar toda a Visita, regressamos à escola, com um sabor a pouco, mas felizes pelo que podemos aprender.

Maceira, 3 de Março de 2011
Lucília Fernandes



Sem comentários:

Enviar um comentário