sexta-feira, 15 de abril de 2011

Relatório Avaliativo – 2º Período – 2010 / 2011


Visita à SECIL / MUSEU
Dos noventa e três alunos que preencheram o inquérito avaliativo, todos consideraram muito interessante, ou interessante a sua participação nesta visita.
Consideraram, que o mais importante, foi terem aprendido “como se faz o cimento e quais as rochas essenciais para o fabrico do mesmo”, assim como o circuito processual de fabricação, desde a extracção da matéria prima (pedra marga e pedra calcária) até ao produto final (o cimento) e sua comercialização.
Valorizaram muito terem conhecido a existência e a configuração das pedreiras com os seus lagos de água, assim como a formação do solo calcário, a existência de fósseis nestas rochas e a reconstituição da biodiversidade do meio ambiente,  apresentada no Jardim Jurássico.
Mencionaram de muito interesse saberem a história da Fundação da Fábrica de Cimentos e saberem quem foram os principais fundadores – O Engenheiro Henrique Sommer e Engenheiro Rocha e Mello.
Manifestaram ainda grande admiração pela existência de laboratórios de investigação físico-qíuimica, necessários à verificação e qualificação do cimento, assim como da sua capacidade de resistência, e gostaram de saber que o cimento é  um produto final, artificial, composto cientificamente, a partir de estudos experimentais, feitos com produtos naturais e produtos químicos.
A história da Fundação da Fábrica de Cimentos, com os seus 88 anos de funcionamento, a sua expansão nacional e internacional, a ligação da mesma a outras empresas cimenteiras e as várias designações que lhe deram nome, ao longo deste 88 anos, foram também mencionadas de importante informação.
Todos se manifestaram impressionados com a Obra Social, criada pela Empresa, para beneficiação do bem estar habitacional e sanitário dos seus operários e famílias, tais como:
 - Criação do Bairro habitacional, Posto Médico, Casa do Pessoal, Campos de Jogos, Escolas, casa do Rapaz e da Rapariga, Colónia Balnear, Piscinas e Balneários, Cooperativa de consumo, Apoio Social às Famílias carenciadas, incrementação da prática  de diversas Modalidades Desportivas e de Cultura e Recreio, Prémios de valorização pelos bons serviços prestados e por destaques positivos, quer nos estudos escolares, quer no zelo e empenho verificado nos serviços prestados.
Quanto à questão, da importância da existência desta empresa em Maceira, os alunos consideraram de muito importante a sua existência, pois a produção do cimento, permitiu que os homens pudessem fazer construções de grande qualidade, tanto nas habitações, como na construção de estrada, pontes, viadutos, igrejas, aeroportos e outras obras de arte.
Gostaram também de saber como funciona a Fábrica e ficaram admirados por ter um aspecto muito bonito no seu interior, e deram a opinião que todas as pessoas de Maceira a deviam visitar.
Alguns alunos manifestaram a opinião de que a Fábrica de Cimentos contribuiu para o desenvolvimento da região e para o alargamento da comunidade de Maceira, com mais habitações e mais habitantes, considerando que sem a Fábrica de Cimentos Maceira não seria como é actualmente.
Referiram também, que é importante, por ser ainda hoje um local de trabalho, que dá emprego a muitos habitantes de Maceira, o que é muito bom para todos.
Quer durante as visitas, quer nos trabalhos apresentados, verificou-se satisfação, e algum orgulho, por saberem que afinal, apesar dos constrangimentos muitas vezes referidos, sobre a proximidade da Fábrica, a pedra que sai do subsolo da nossa Terra, contribui da melhor forma, para a construção do mundo, graças ao engenho e esforço de todos os que, durante quase cem anos, deram o seu empenho, saber e força de trabalho, no desenvolvimento da Indústria Cimenteira na nossa Terra.
Pela minha parte, fico grata à disponibilidade da Direcção da actual CMP- SECIL, por ter permitido realizar estas visitas, estando certa que as mesmas contribuirão para um maior conhecimento dos espaços envolventes, por parte dos nossos alunos, articulado com os saberes académicos, assim como ter contribuído para uma maior consciência de si mesmos  e autoestima, como Maceirenses.
Quero também agradecer à Doutora Ana Lúcia, e louvar, a sua grande disponibilidade e a mestria com que soube conduzir as nossas crianças; quer pela simpatia a afabilidade, quer pela ajustada e clara linguagem com que sempre soube apresentar os abrangentes saberes e esclarecer todas as questões apresentadas pelos alunos e professores. -  Muito Obrigada!
Em nome de todos os Professores envolvidos.
            Maceira, 14 de Abril de 2011                                                A Professora
                                                                                  Mª Lucília Luísa Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário