quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Relatório de visitas efectuadas

 Dia 23 de Novembro de 2010
Escola de Maceirinha: Turma de 3º Ano – 10 alunos
Professora  Anabela Gaspar

Síntese avaliativa:
A visita foi feita sem a presença da Professora titular da Turma, que foi substituída pela Professora Anabela Gaspar.
Todos os alunos se manifestaram animados por poderem conhecer um pouco mais sobre a Sua Terra e começamos por distinguir a diferença entre o conceito de história com “h” e estória sem “h”, ficando claro que história com h, seria a história vivida pelos homens e registada por estes, por escritos, por gravuras, monumentos, entre outros; e estórias, aquelas que pelo seu conteúdo, personagens ou personagens míticas, se apresentam como duvidosas de terem sido vividas pelos homens, não havendo registos que as comprovem.
Ficou claro que existem factos históricos relatados e verificados em vestígios e marcas do passado; sabem-se estórias e lendas que passaram de boca em boca ao longo de séculos e se tornaram símbolos da cultura e dos saberes dos povos.
Descemos para “A Senhora da Barroquinha”,  onde foi apresentada a lenda  da Pastora e de Nossa senhora de Macenária, que deu origem ao nome de Maceira, para designar a nossa Terra.
Foram feitas todas as observações no espaço e no património imóvel existente.
Foram lidos e interpretados os poemas gravados na pedra junto à Fonte da Barroquinha e verificámos que um dos poemas estava incompleto, tendo sida raspado da pedra.
Depois do lanche, subimos pela escadaria antiga, e parámos a meio para observar o que resta do antigo lagar de azeite onde há cento e poucos anos foi experimentado fazer da pedra calcária de Maceira o cimento Protland, que viria a ser o que hoje é o Cimento produzido pela Cimenteira SECIL.
Seguimos para a Visita à Igreja Matriz de Maceira, onde podemos aprender as características da Arte Manuelina, assim como o significado de cada um dos Altares de que a Igreja é composta, o seu valor como centro de culto Mariano desde há vários séculos e o que ainda hoje representa para os Maceirences um símbolo de Fé.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Na visita à Junta de Freguesia os alunos foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta que lhes mostrou o espaço onde trabalham. Seguiu-se uma reunião na sala da  Assembleia onde  o Senhor Presidente apresentou as Funções que  desempenha na Equipa que compõe a Junta de freguesia e respondeu às questões que lhe foram colocadas por alguns alunos. Como o tempo estava de chuva e o vento era forte, almoçámos na sala da Junta de Freguesia de forma confortável.
Apesar do frio, subimos o monte onde se encontra a capela de S.to Amaro onde pudemos observar a paisagem e escutar o que se sabe sobre a presença dos Visigodos e dos Romanos junto a este local. Escutamos a Lenda de Santo Amaro e as tradições que ainda hoje se verificam, na realização dos festejos em honra deste Santo, sobretudo a venda dos frutos secos pelas Pinhoeiras  de A do Barbas.
Seguimos para uma visita aos Bombeiros Voluntários de Maceira, onde, para além de sermos bem recebidos, pudemos aprender como funciona a central telefónica e as diferenças entre as várias Ambulâncias e outros carros de serviço dos Bombeiros. Toda a Visita se revelou de interesse por parte dos alunos, pela atenção e entusiasmo com que descobriam o Historial de Maceira.
Todos os alunos se manifestaram satisfeitos pela visita realizada, embora cansados e com frio, consideraram que valeu este esforço.
       Dificuldades
A dificuldade que verifiquei neste grupo, teve a ver essencialmente com o estado do tempo. No entanto o Grupo manifestou-se corajoso e não temeu as dificuldades. Todos os Alunos foram transportados pelos Pais que se manifestaram satisfeitos pelo evento.

Observações:
O trabalho desenvolvido correspondeu para além das minhas expectativas, pois os alunos tiveram sempre uma postura muito interessada e colaborativa.
Todos se manifestaram interessados em saber mais e empenhados em aprofundar saberes e a voltar a visitar estes espaços.  Tendo a Professora que os acompanhou considerado, muito proveitosa toda a visita, pela forma como é conhecida a história do passado local e reconhecido o valor do que existe no presente, tendo em vista a construção do futuro.
Prof. Lucília Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário