sábado, 27 de novembro de 2010

RELATÓRIO - 18 DE NOVEMBRO

Relatório de Visitas ao Centro de Maceira
DATA:       18 - 11- 2010
ESCOLAS:
Porto do Carro: - Prof. Elsa Santos  - 3º e 4º anos - 10 alunos
Costas: - Prof. Celeste - 3º e 4º anos - 13 alunos
Síntese avaliativa
Iniciámos a visita com a apresentação individual dos alunos das duas Escolas presentes.
Perante a questão de que nesta visita iríamos conhecer ou não um pouco mais da história da nossa terra, foi definido o conceito de história com “h” e estória sem “h”, ficando claro que história com h, seria a história vivida pelos homens e registada por estes, por escritos, por gravuras, monumentos, entre outros; e estórias, aquelas que pelo seu conteúdo, personagens ou personagens míticas, se apresentam como duvidosas de terem sido vividas pelos homens, não havendo registos que as comprovem.
Ficou ainda claro que iríamos aprender histórias e estórias.
Descemos para “A Senhora da Barroquinha”,  onde foi apresentada a lenda  da Pastora e DE Nossa senhora de Macenária, que deu origem ao nome de Maceira, para designar a nossa Terra.
Foram feitas todas as observações no espaço e no património imóvel existente.
Foram lidos e interpretados os poemas gravados na pedra junto à fonte da Barroquinha e foram convidados todos os alunos a dar continuidade ao Poema que ali se encontra inacabado, por ter sido apagado da pedra em data e por motivo desconhecido.
Depois do lanche, subimos pela escadaria antiga, e parámos a meio para observar o que resta do Antigo lagar de azeite onde há cento e poucos anos foi experimentado fazer da pedra calcária de Maceira o cimento Protland, que viria a ser o que hoje é o Cimento produzido pela Cimenteira SECIL.
Seguimos para a Visita à Igreja Matriz de Maceira, onde podemos aprender as características da Arte Manuelina, assim como o significado de cada um dos Altares de que a Igreja é composta, o seu valor como centro de culto Mariano desde há vários séculos e o que ainda hoje representa para os Maceirences como símbolo de Fé.
Na visita à Junta de Freguesia os alunos foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta que lhes mostrou o espaço onde trabalham. Seguiu-se uma reunião na sala da  Assembleia onde  o Senhor Presidente apresentou as Funções que  desempenha na Equipa que compõe a Junta de freguesia e respondeu às questões que lhe foram colocadas por alguns alunos.
Seguimos para o monte onde se encontra a capela de S.to Amaro onde almoçámos. Depois do almoço, pudemos observar a paisagem que daí se avista e escutar o que se sabe sobre a presença dos Visigodos e dos Romanos junto a este local. Escutamos a Lenda de Santo Amaro e as tradições que ainda hoje se verificam, na realização dos festejos em honra deste Santo, sobretudo a venda dos frutos secos pelas Pinhoeiras  de A do Barbas.
Seguimos para uma visita aos Bombeiros Voluntários de Maceira, onde, para além de sermos bem recebidos, pudemos aprender como funciona a central telefónica e as diferenças entre as várias Ambulâncias e outros carros de serviço dos Bombeiros.
       Toda a Visita se revelou de interesse por parte dos alunos, pela atenção e entusiasmo com que descobriam o Historial de Maceira.
       Perante as forças Vivas existentes – Junta de Freguesia e Bombeiros – os alunos manifestaram muito interesse na escuta das apresentações dos historiais, da sua forma organizativa, das funções de cada instituição no tempo presente e da importância social e comunitária das mesmas, ao serviço  das pessoas de Maceira. 
Dificuldades
A dificuldade que verifiquei neste grupo, foi essencialmente por ser um grupo maior,  que exigiu de mim maior esforço na colocação da voz, para que todos pudessem escutar sem grandes interferências.
A deslocação dos  alunos de Porto do carro Foram deslocados nas carrinhas do ATL, com a colaboração de um auxiliar da Escola Sede do Agrupamento.
Os Alunos de Costas foram deslocados na carrinha do ATL de Costas.
Observações:
O trabalho desenvolvido correspondeu às minhas expectativas.
Todos os Alunos se manifestaram interessados em saber mais e empenhados em aprofundar saberes, recorrendo a pesquisas e entrevistas aos avós.
Prof. Lucília Fernandes

2 comentários:

  1. Foi sem dúvida muito produtiva esta viagem ao passado desta localidade tão rica de lendas e tradições, como tantas outras do nosso país! Com uma "pequenina" diferença:aqui,foi o reviver os nossos antepassados/familiares, o que nos foram transmitindo e entender o porquê de alguns rituais ainda resistirem aos tempos de hoje, sendo ainda praticados por aqueles que pertecem a esta freguesia,na devida época do ano. E como os nossos alunos serão os futuros Homens de amanhã, não podemos deixar de participar nestas atividades( por nós, por eles e pelos que virão...)

    ResponderEliminar
  2. Muito bem...
    Acho que a necessidade de enriquecermos a nossa cultura, no que respeita à história Maceirense,e para aqueles que ainda não tiveram este previlégio, deixa-nos com vontade de participarmos numa visita destas, mais para o final do ano, em ambiente cultural/festivo/gastronómico. Que acham?
    Em nome do A.E.Maceira, o meu muito obrigado à nossa colega Lucília por ter partilhado, com alguns elementos da comunidade educativa da Maceira, os seus sábios conhecimentos.
    LCD

    ResponderEliminar