domingo, 21 de novembro de 2010

Relatório de visitas efectuadas


Visita ao Centro da Freguesia
Horários previstos
Horário/ Espaços a visitar
9:30 h. - Visita à Senhora da Barroquinha.
- Observação do espaço e exposição oral do historial documentado.
10:30 h. - Lanche da manhã.
11:00 h. - Visita guiada à Igreja de Nossa Senhora da Luz e Cartório Paroquial.
12.00 h. - Visita à Junta de Freguesia.
- Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia.
13.00h. - Almoço junto à Capela de Santo Amaro.
- Observação do espaço circundante. Breve historial desta Ermida – A Romanização em Maceira.
- Lendas e tradições / O Passado e o Presente.
15:00 h. - Visita guiada aos Bombeiros Voluntários de Maceira.
- Observação do espaço e sua organização.
Até às 16:00 h. - Regresso a casa ou à Escola.
PS: - Estes horários são uma previsão a ajustar no momento, consoante o decorrer das visitas.
Maceira, 21 de Outubro de 2010-10-21
Prof. Lucília Fernandes








Relatório de Visitas ao Centro de Maceira – Semanal
Data da visita: 4 – 11 – 2010
Escola:-  Cavalinhos:   Prof.  Irina Andrade   - 3º e 4º anos – 14 Alunos
A-do-Barbas:  Prof. Patrícia Daniela    – 3º Ano – 13 Alunos
Síntese avaliativa
Todo o trabalho foi desenvolvido dentro do tempo previsto.
Os alunos manifestaram-se atentos tanto á observação dos locais, como na escuta das lendas e relatos documentais, aliados à história dos locais visitados, verificados,  nas marcas do passado, existentes ainda no património imóvel local.
A maior parte dos alunos, manifestaram sensibilidade emocional perante os factos históricos e empenho na estima e preservação do legado histórico de Maceira.
Perante as forças Vivas existentes – Junta de Freguesia e Bombeiros – manifestaram muito interesse na escuta das apresentações dos historiais, da sua forma organizativa, das funções de cada instituição no tempo presente e da importância social e comunitária das mesmas, ao serviço  das pessoas de Maceira. 
O trabalho de preparação em sala de aula, revelou-se da maior importância como motivação e prévia preparação de questões
Dificuldades
Alguma imaturidade e  incapacidade de escuta dos alunos mais novos, foi por vezes, motivo de menor atenção e distracção  no grupo.
Alguma dificuldade na deslocação dos alunos, sobretudo da Escola de A-do-Barbas, que tiveram de ser transportados pelos serviços de ATL de Costas.
Observações
O trabalho desenvolvido correspondeu às minhas expectativas.
O bom estado do tempo contribuiu de forma positiva para o bom aproveitamento  da visita.

Prof. Lucília Fernandes

Relatório de Visitas ao Centro de Maceira – Semanal
Data da visita: 9 – 11 – 2010
Escola: A-do-Barbas   -  Prof. Ana Paula  – 4º Ano – 12 Alunos
Nota:     Desistiu desta visita a Prof Fernanda Baptista, da Escola de a do Pretos, por motivo da instabilidade no estado do tempo.
Síntese avaliativa
A visita realizou-se adaptando a instabilidades do Tempo ao percurso a fazer. Tivemos autorização para usar o salão de convívios da Igreja Paroquial em caso de chuva. Aí começou a apresentação das visitas a fazer neste dia e dos objectivos deste projecto.
 Seguimos para “A Senhora da Barroquinha”, onde foi apresentada a lenda que deu origem ao nome de Maceira, para designar a nossa Terra. Foram feitas todas as observações no espaço e no património imóvel existente. Regressámos ao salão de convívios para o lanche da manhã, enquanto chovia.
 Depois da chuva, fomos à Junta de Freguesia, onde fizemos o almoço, depois de escutar e apresentar as questões preparadas ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia.
Seguimos para o espaço junto à capela de S.to Amaro, onde puderam observar a paisagem que daí se avista, e escutaram o que se sabe sobre a presença dos Visigodos e dos Romanos junto ao local, assim como escutaram a Lenda de Santo Amaro e as tradições que ainda hoje se verificam, na realização dos festejos em honra deste Santo, sobretudo a venda dos frutos secos.
 Toda a Visita se revelou de interesse por parte dos alunos, pela atenção e entusiasmo com que descobriam o Historial de Maceira. É de referir que a indisciplina e falta de respeito de alguns alunos, não lhes permitiu fazer as aprendizagens, tanto quanto seria de desejar.
 Perante as forças Vivas existentes – Junta de Freguesia e Bombeiros – os alunos manifestaram muito interesse na escuta das apresentações dos historiais, da sua forma organizativa, das funções de cada instituição no tempo presente e da importância social e comunitária das mesmas, ao serviço  das pessoas de Maceira. 
Continua a verificar-se que o trabalho de preparação em sala de aula, se revela da maior importância como motivação e prévia preparação de questões a apresentar, sobretudo na Junta de Freguesia.
Dificuldades
Verificou-se muita dificuldade de escuta neste grupo de alunos .Bastante indisciplina nos alunos, que já no dia a dia, se revelam indisciplinados. Verificou-se na maior parte  dos rapazes muita instabilidade emocional, com comportamentos sociais muito desajustados, quer para com os seus pares, quer para com os adultos – Professoras e outros. A deslocação destes alunos, teve que ser feita pelos serviços de ATL de Costas.
Observações
O trabalho desenvolvido correspondeu às minhas espectativas.
A instabilidade do estado do tempo provocou, ao início, algum a insegurança, que foi sendo vencida à medida que as actividades se foram desenvolvendo.
A capacidade de adaptação e a força de vontade  contribuíram de forma positiva para o bom aproveitamento  da visita.
Prof.Lucília Fernandes


Sem comentários:

Enviar um comentário