terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Relatório de visitas efectuadas

Realizada a     02 de Dezembro de  2010
ESCOLA:
Pocariça: Turma de 2º e 4º Anos – 17 alunos   - Professora  Isabel Costa
                   Turma de 3º Ano – 7 Alunos – Professora Patrícia
Síntese avaliativa:
Nesta visita juntámos os alunos de 3º e 4º anos da Escola, assim como os Alunos de 2º Ano, pelo interesse verificado e de modo a permitir um trabalho conjunto, onde todos conhecessem o mesmo contexto, para poderem realizar trabalhos em equipa.
Também os Alunos deste grupo, se manifestaram animados por poderem conhecer um pouco mais sobre a Sua Terra. Começamos por distinguir a diferença entre o conceito de história com “h” e estória sem “h”, pelo que história, seria a história vivida pelos homens e registada por estes, pela escrita, em gravuras, monumentos, entre outros; e estórias, aquelas que pelo seu conteúdo, personagens ou personagens míticas, se apresentam como duvidosas de terem sido vividas pelos homens, não havendo registos que as comprovem.
Ficou claro, que existem factos históricos relatados e verificados em vestígios e marcas do passado, que por si mesmas já nos contam uma história, pela forma como se apresentam, por escritos que contêm e, ou,  pela forma de arte em que são apresentados. Conhecem-se estórias e lendas, que passaram de boca em boca ao longo de séculos, e que por isso, se tornaram símbolos da cultura e dos saberes dos povos. A estes, chamamos-lhes estórias, pois não há certeza de terem acontecido.
Descemos para “A Senhora da Barroquinha”,  onde foi apresentada a lenda  da Pastora e de Nossa Senhora de Macenária, que deu origem ao nome de Maceira, para designar a nossa Terra.
Foram feitas todas as observações no espaço e no património imóvel existente, com a chamada de atenção para as rochas sedimentares que constituem a base onde cai a água da cascata e o esclarecimento da existência de aquíferos na plataforma calcária que constitui grande parte do subsolo de Maceira. Foram lidos e interpretados os poemas gravados na pedra junto à Fonte da Barroquinha e verificámos que um dos poemas estava incompleto, tendo sido raspado da pedra, desconhecendo-se o motivo.
 Subimos pela escadaria antiga, e parámos a meio para lanchar e observar o que resta do antigo Lagar de Azeite, onde há cento e poucos anos foi experimentado fazer da pedra calcária de Maceira, o cimento Protland, que viria a ser o que hoje é o Cimento produzido pela Cimenteira SECIL.
Seguimos para a Visita à Igreja Matriz de Maceira, onde podemos aprender as características da Arte Manuelina, assim como o significado de cada um dos Altares de que a Igreja é composta, o seu valor como centro de culto Mariano, desde há vários séculos e o que ainda hoje representa para os Maceirences um símbolo de Fé. 
Este grupo, sendo o mais numeroso que fez a visita, foi também o mais curioso e interveniente, pois questionava espontaneamente tudo o que via e não entendia. Esteve atento a tudo quanto lhe ia sendo transmitido, querendo sempre saber mais, com muita correcção na sua postura e com uma relação inter pares muito amistosa e tranquila.           
 Na visita à Junta de Freguesia os alunos foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta e pela Tesoureira da mesma Junta de Freguesia, que fez questão de estar presente, por pertencer também à comunidade da Pocariça.
 Foi-lhes mostrado o espaço onde se desenvolvem as actividades de serviço ao público e seguiu-se uma reunião na Sala de Assembleia, onde o Senhor Presidente apresentou as Funções que desempenha assim como cada um dos 5 elementos da Equipa, que compõem a Junta de Freguesia. Aí, respondeu às questões que lhe foram colocadas pelos Alunos e manifestou o seu desejo poder contribuir, para o bem estar das pessoas da sua Terra – Maceira.  
Atendendo à instabilidade do tempo, foi-nos permitido almoçar neste local, aproveitando o tempo de almoço, para falarmos sobre alimentação tradicional e partilharmos os bolos tradicionais desta época do ano: - as merendeiras.
Depois do almoço, subimos o monte onde se encontra a capela de S.to Amaro e aí, pudemos observar a paisagem que daí se avista e escutar o que se sabe sobre a presença dos Visigodos e dos Romanos, assim como dos artefactos museológicos encontrados junto a este local. Escutámos a Lenda de Santo Amaro e as tradições que ainda hoje se verificam, na realização dos festejos em honra deste Santo, sobretudo a venda dos frutos secos pelas Pinhoeiras  de A do Barbas. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Seguimos para uma visita aos Bombeiros Voluntários de Maceira, onde, para além de sermos bem recebidos, pudemos aprender as diferenças entre as várias Ambulâncias  e outros carros de serviço dos Bombeiros, assim como as distinções dos capacetes e experimentá-los.
 Toda a Visita se revelou de interesse por parte dos alunos e professoras, pela atenção e entusiasmo com que descobriam o Historial de Maceira.


Dificuldades:
A dificuldade que verificada neste dia, teve a ver essencialmente com o estado do tempo e também na escassez de tempo para esclarecer todas as dúvidas e curiosidades, pois como o grupo era grande havia mais questões no ar. Os Alunos foram transportados pelos Pais e pela carrinha do ATL, que se manifestaram satisfeitos pelo evento.

Observações:
Também neste dia, o trabalho desenvolvido correspondeu para além das minhas expectativas, pois os alunos tiveram sempre uma postura muito interessada e entusiasta.
Todos se manifestaram interessados em saber mais e empenhados em aprofundar saberes e a voltar a visitar estes espaços.
Prof. Lucília Fernandes


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