segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Relatório de visitas efectuadas


DATA:       26 de Novembro de 2010
ESCOLA -  Maceirinha: Turma de 2º e 4º Anos – 15 alunos
Professora  Elsa Pimparel
Síntese avaliativa:
A visita foi feita com todos os Alunos da Turma por vontade da Professora Titular da mesma, de modo a permitir um trabalho conjunto, onde todos conhecessem o mesmo contexto, para poderem realizar trabalhos em equipa.
Todos os Alunos se manifestaram animados por poderem conhecer um pouco mais sobre a Sua Terra. Começamos a nossa conversa, por distinguir a diferença entre o conceito de história com “h” e estória sem “h”; pelo que, história, seria a história vivida pelos homens e registada por estes, pela escrita, em gravuras, monumentos, entre outros; e estórias, aquelas que pelo seu conteúdo, personagens e ou, personagens míticas, se apresentam como duvidosas de terem sido vividas pelos homens, não havendo registos que as comprovem.
Ficou claro, que existem factos históricos relatados e verificados em vestígios e marcas do passado que narram a história vivida naquela época. Conhecem-se estórias e lendas, que passaram de boca em boca ao longo de séculos, que por isso, se tornaram símbolos da cultura e dos saberes dos povos. São as estórias; não há certeza de terem acontecido, apesar de haver tradições que nos falam delas.
Descemos para “A Senhora da Barroquinha”,  onde foi apresentada a Lenda  da Pastora e de Nossa Senhora de Macenária, que deu origem ao nome de Maceira, para designar a nossa Terra.
Foram feitas todas as observações no espaço e no património imóvel existente, com a chamada de atenção para as rochas sedimentares que constituem a base onde cai a água da cascata, assim como da existência, em tempo passado, de aquíferos na plataforma calcária que constitui grande parte do subsolo de Maceira. Foram lidos e interpretados os poemas gravados na pedra junto à Fonte da Barroquinha e verificámos que um dos poemas estava incompleto, tendo sido raspado da pedra, desconhecendo-se o motivo.
Depois do lanche, subimos pela escadaria antiga, e parámos a meio para observar o que resta do antigo Lagar de Azeite, onde há cento e poucos anos foi experimentado fazer da pedra calcária de Maceira, o cimento Protland, que viria a ser o que hoje é o Cimento produzido pela Cimenteira SECIL.
Seguimos para a Visita à Igreja Matriz de Maceira, onde podemos aprender as características da Arte Manuelina, assim como o significado de cada um dos Altares de que a Igreja é composta, assim como o seu valor como centro de culto Mariano, desde há vários séculos, o que ainda hoje representa para os Maceirenses um símbolo de Fé, desde os seus antepassados.. 
Devo referir que este grupo esteve excepcionalmente atento a tudo quanto lhe ia sendo transmitido, manifestando sempre muita alegria e entusiasmo em querer saber mais e porquê, com uma correcção de atitude digna de louvor.           
 Na visita à Junta de Freguesia os alunos foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta que lhes mostrou o espaço onde trabalham. Seguiu-se uma reunião na Sala de Assembleia, onde o Senhor Presidente apresentou as Funções que desempenha na Equipa que compõe a Junta de Freguesia. Respondeu com prontidão às questões que lhe foram colocadas pelos Alunos de 4º ano.
Atendendo à instabilidade do tempo, foi-nos permitido almoçar neste local, aproveitando o tempo de almoço para falarmos sobre alimentação tradicional e partilharmos os bolos tradicionais desta época do ano: - as merendeiras.
Depois do almoço, subimos o monte onde se encontra a capela de S.to Amaro e aí, pudemos observar a paisagem que daí se avista e escutar o que se sabe sobre a presença dos Visigodos e dos Romanos, assim como dos artefactos museológicos encontrados junto a este local.
 Escutámos a Lenda de Santo Amaro e as tradições que ainda hoje se verificam, na realização dos festejos em honra deste Santo, sobretudo a venda dos frutos secos pelas Pinhoeiras  de A do Barbas. 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Seguimos para uma visita aos Bombeiros Voluntários de Maceira, onde, para além de sermos bem recebidos, pudemos aprender as diferenças entre as várias Ambulâncias  e outros carros de serviço dos Bombeiros, as distinções dos capacetes, experimentá-los e observar como funciona a Central  Rádio/telefónica.
 Toda a Visita se revelou de interesse por parte dos alunos, pela atenção e entusiasmo com que descobriam o Historial de Maceira.
Dificuldades:
A dificuldade que verifiquei neste dia, teve a ver essencialmente com o estado do tempo. Os Alunos foram transportados pelos Pais e pela carrinha do ATL de Maceirinha, que se manifestaram satisfeitos pelo evento.
Observações:
O trabalho desenvolvido correspondeu para além das minhas expectativas, pois os alunos tiveram sempre uma postura muito interessada e muito correcta.
Todos se manifestaram interessados em saber mais e empenhados em aprofundar saberes e a voltar a visitar estes espaços. A Professora da Turma, manifestou-se satisfeita, considerando muito proveitosa, toda a visita, pela forma como é conhecida a história do passado local e reconhecido a importância do que existe no presente, como meio de transmitir os valores, que podem contribuir para a construção do futuro dos nossos alunos.
Prof. Lucília Fernandes


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