quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hibernação

E o tempo convidou-nos a hibernar…
Durante dois meses, as “ Raízes da nossa Terra” mantiveram-se em silêncio. Mas, como se de uma árvore em hibernação se tratasse, as suas raízes continuaram vivas e a extrair do solo os sais minerais que a sustêm, enriquecendo a seiva, pela qual, serão alimentados os novos ramos que hão de brotar, na Nova Etapa  da sua Vida  –  As Visitas de Estudo à Cimenteira, CMP – SECIL - Maceira.
Aproveitámos este tempo para reflectir, avaliar, registar, pesquisar e planificar um conjunto de actividades, onde mais uma vez estarão envolvidos os alunos de 3º e 4º nos do 1º ciclo do Ensino Básico, de todas as Escolas do Agrupamento de Maceira, que, acompanhados pelas respectivas Professoras da Turma, terão oportunidade de tomarem conhecimento do que foi a História Industrial dos últimos 90 anos da nossa Terra; assim como, o que é ainda hoje, a dinâmica desta Empresa Cimenteira, como recurso sustentável de produção de Cimento Portland, um produto inovador e de alta qualidade, usado na construção civil desde o início do século XX.
Terão também a oportunidade de observar, como foi o desencadear da fundação desta Indústria em Portugal, nomeadamente em Maceira, conhecer a matéria prima que é utilizada na produção de cimento, a forma da sua extracção e processo de transformação, até ao produto final. Poderão ainda verificar a importância que esta Indústria teve, e tem,  no desenvolvimento económico e social de Maceira, da Região, do País e até de outros Países.
Esta Etapa de Visitas, irá realizar-se semanalmente, durante os meses de Fevereiro e Março, obedecendo a um calendário estabelecido, de modo a que cada visita, seja feita com a presença de entre 20 a 30 alunos.
Todos os envolvidos, temos o maior interesse em que, acima de tudo, estas visitas proporcionem aos nossos alunos, a oportunidade de conhecerem de perto o que foi e o que é a Indústria de Produção de Cimento e o seu impacto no desenvolvimento industrial, social e cultural da Nossa Terra – Maceira. 
Maceira, 10 de Fevereiro de 2011
Professora Lucília Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário