domingo, 20 de fevereiro de 2011

Relatório de visita ao Museu/ Cimenteira SECIL

Projecto “Raízes da nossa Terra”
Relatório da Visita ao Museu / Cimenteira SECIL
10 de Fevereiro de 2011
Escola de a do Barbas, 11 Alunos  de 3º ano  e professora Patrícia Daniela
Escola de Cavalinhos, 12 Alunos de 3º e 4º anos. Professora Irina Andrade.
A visita foi iniciada na hora marcada com uma apresentação aos alguns slides onde foi apresentado aos alunos um pequeno historial da incrementação da Industria de Cimentos em Maceira no início de século XX, chamando a atenção para o factor primordial da existência da matéria prima básica para a produção deste produto – a pedra Calcária e a pedra Marga .
Nesta apresentação, foi também dada a informação de que além da implantação desta indústria, houve a preocupação de criar infra-estruturas sociais que permitissem aos operários da fábrica estabelecer em Maceira a sua vida familiar com condições de vida condignas e apoio na saúde e na educação, tanto quanto o necessário. Estas infra-estruturas tiveram a ver com a construção dos Bairros Operários em Maceira Lis, Pocariça e Maceirinha, as Escolas de Jardim de infância e Primária em Maceira Lis, o Posto Médico e Farmácia em Maceira Lis, a Capela de S. José, a Casa de Pessoal, Restaurante, Balneários, Cooperativa de Consumo e venda a retalho, Campos de Jogos, etc.
A criação destes espaços, verificou-se porque na época, a maior parte dos operários necessários à construção de Fábrica, eram homens imigrantes de outras regiões de Portugal que ao trabalharem aqui tiveram necessidade de trazer as suas famílias e radicarem em Maceira as suas vidas, com tudo o que uma família necessita para viver com dignidade.
Maceira, na época, era uma localidade essencialmente agrícola, em regime familiar,  com parcos recursos em condições sociais,  sem indústria, com apenas engenhos e manufacturas ligadas aos bens de consumo, como sendo: moinhos a água e a vento,  lagares de azeite e de vinho, cerâmicas de tijolo e telha, fornos de cal , serração de madeiras de pinho com carpintarias familiares, ferreiros, pequenos comércios de mercearias e tabernas,  manufacturas  ligadas ao vestuário e calçado, teares e pastorícia.
Seguimos para a Visita ao Museu, onde pudemos observar, em fotografias da época, o que antes tinha sido apresentado. Foi chamada particular atenção para uma foto panorâmica dos terrenos onde foi implantada a fábrica, com a frase simbólica …. “ no princípio era a Gândara…” , onde se vêm  os campos de parcas culturas agrícolas que foram adquiridos para a sua construção ; outra foto onde se podem ver grande número de homens que foram os primeiros operários desta Empresa; uma maqueta da fábrica e espaços circunvizinhos, já com todas as condições de infra-estruturas construídas com data de 1949. Foi ainda chamado à atenção para a observação de dois bustos representando as figuras dos principais fundadores e impulsionadores desta obra, industrial e Social, os Engenheiros Senhor Henrique Sommer e Senhor Rocha e Melo.
Seguiu-se a visita ao espaço onde se podem ver os utensílios  de laboratório experimental , usados no início da produção do cimento, assim como pequenas ferramentas de medida e peso usadas na aplicação do produto em fase experimental.
Toda a visita foi acompanhada pela apresentação de Senhora Doutora Ana Lúcia que ia explicando  a sequência dos factos e chamando a atenção para os aspectos mais significativos apresentados no Museu.
Prendeu-se de especial interesse, a apresentação aos alunos do espaço destinado à mostra exemplificativa da formação da Terra correspondente à constituição  do subsolo com as características apresentadas na nossa região – pedras  calcárias, margas e formações fosseis de várias épocas jurássicas – conforme exemplos expostos.
Foi também apresentado em retrospectiva todo o esforço feito por esta empresa na incrementação de espaços e actividades de carácter cultural e cívico para formação dos jovens e ocupação de tempos livres, dando relevo ao apoio à Família, à formação feminina nas artes manuais e actividades domésticas, à higiene e saúde, às bricolages de utilidade prática, às artes musicais e de recreio, entre outras.
Foi ainda possível observar pelo miradouro a Pedreira da pedra Calcária e as máquinas em laboração na mesma assim como o bando de gaivotas que ali se encontravam, tendo sido chamados à atenção para o espaço como um meio onde a biodiversidade se faz notar, pelo esforço de todos na preservação do meio ambiente. 
 Fez-se também uma breve visita ao Jardim Jurássico, onde pudemos ver e contactar com alguns fosseis que aí se encontram, encrostados em grandes blocos de calcário, assim como observar a requalificação do espaço envolvente com plantas autóctones, cuja preservação se encontra protegida.
Tivemos como principal constrangimento o pouco tempo dispensado para a visita, o que não nos permitiu ver a espaço reservado à apresentação do processo de Fabricação do Cimento e o Parque da Água.
Pelo adiantado da hora, e não sendo possível completar toda a Visita, regressamos à escola, com um sabor a pouco, mas felizes pelo que podemos aprender.

Maceira, 18 de Fevereiro de 2011
Lucília Fernandes

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Calendário de Visitas ao Museu da Cimenteira - SECIL - 2º Período

10 de Fevereiro de 2011
Escolas: 
A-do-Barbas  - 11 Alunos -  Professora  Patrícia Daniela
 Cavalinhos –  13 Alunos - Professora Irina Andrade
17  de Fevereiro de 2011
Escolas:
Costas  - 13 Alunos  - Professora Celeste Pires
A- do- Barbas – 13 Alunos – Professora Ana Paula Alves
24 de Fevereiro de 2011
Escolas:
A- dos –Pretos – 16 Alunos  - Professora Fernanda Batista
Maceira 1 – 4 Alunos - Professora Telma Jordão
2 de Março de 2011
 Escola:
 Maceirinha – 11 Alunos – Professora Isabel Francisco
                           15 Alunos – Professora Elsa Pimparel
17 de Fevereiro de 2011
Escola:
 Pocariça – 18 Alunos – Professora Isabel Costa
                      7 Alunos – Professora Patrícia Costa
24 de Fevereiro de 2011
Escolas:
Maceira 2 – 7 Alunos – Professora Rafaela Pedrosa
                       9 Alunos – Professora Ana Pula Fernandes
Porto do Carro – 10 Alunos – Professora Elsa Santos
Maceira, 10 de Fevereiro de 2011

Hibernação

E o tempo convidou-nos a hibernar…
Durante dois meses, as “ Raízes da nossa Terra” mantiveram-se em silêncio. Mas, como se de uma árvore em hibernação se tratasse, as suas raízes continuaram vivas e a extrair do solo os sais minerais que a sustêm, enriquecendo a seiva, pela qual, serão alimentados os novos ramos que hão de brotar, na Nova Etapa  da sua Vida  –  As Visitas de Estudo à Cimenteira, CMP – SECIL - Maceira.
Aproveitámos este tempo para reflectir, avaliar, registar, pesquisar e planificar um conjunto de actividades, onde mais uma vez estarão envolvidos os alunos de 3º e 4º nos do 1º ciclo do Ensino Básico, de todas as Escolas do Agrupamento de Maceira, que, acompanhados pelas respectivas Professoras da Turma, terão oportunidade de tomarem conhecimento do que foi a História Industrial dos últimos 90 anos da nossa Terra; assim como, o que é ainda hoje, a dinâmica desta Empresa Cimenteira, como recurso sustentável de produção de Cimento Portland, um produto inovador e de alta qualidade, usado na construção civil desde o início do século XX.
Terão também a oportunidade de observar, como foi o desencadear da fundação desta Indústria em Portugal, nomeadamente em Maceira, conhecer a matéria prima que é utilizada na produção de cimento, a forma da sua extracção e processo de transformação, até ao produto final. Poderão ainda verificar a importância que esta Indústria teve, e tem,  no desenvolvimento económico e social de Maceira, da Região, do País e até de outros Países.
Esta Etapa de Visitas, irá realizar-se semanalmente, durante os meses de Fevereiro e Março, obedecendo a um calendário estabelecido, de modo a que cada visita, seja feita com a presença de entre 20 a 30 alunos.
Todos os envolvidos, temos o maior interesse em que, acima de tudo, estas visitas proporcionem aos nossos alunos, a oportunidade de conhecerem de perto o que foi e o que é a Indústria de Produção de Cimento e o seu impacto no desenvolvimento industrial, social e cultural da Nossa Terra – Maceira. 
Maceira, 10 de Fevereiro de 2011
Professora Lucília Fernandes