quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Avaliação das Visitas efectuadas no 1º Período


Avaliação – Visitas ao Centro da Freguesia
Alunos
De acordo com os resultados dos inquéritos preenchidos, todos os alunos se manifestaram satisfeitos por terem participado e conhecido o percurso da visita, embora alguns a tivessem considerado cansativa e outros, o tempo de realização da mesma insuficiente para se conseguir concretizar todas as tarefas propostas, sobretudo na visita aos bombeiros, sendo esta a última visita a ser feita no programa do dia.
A grande maioria dos alunos também considerou agradável a forma de apresentação da histórias e lendas, tendo gostado de conhecer os locais e os factos históricos que os mesmos representam, pelo que consideraram de interesse voltar a fazer a visita para aprofundar estes saberes e tomarem conhecimento de outros.
Muitos mencionaram que gostaram do que aprenderam como Estudantes e como Maceirenses, uma vez que estes saberes iriam contribuir para os seus conhecimentos escolares e para ficarem a conhecer melhor a sua terra.
Os Bombeiros, a Senhora da Barroquinha e a origem do nome de Maceira foram os aspectos mais referidos como interesse em conhecer. Seguindo-se a Junta de Freguesia, tradições ligadas ao Santo Amaro e as marcas da presença dos Visigodos e dos Romanos em Maceira. Alguns alunos referiram o que aprenderam na visita à Igreja Matriz, dando referência ao conhecimento das características da Arte Manuelina, aos Altares laterais e aos Oragos representados em cada um, ao Púlpito e à Pia Baptismal.
Dos 82 alunos que responderam ao inquérito, apenas cinco não deram a pontuação máxima ao interessa desta visita e todos se manifestaram empenhados em continuar a conhecer melhor a sua Terra.
Manifestaram interesse em conhecer mais locais, lendas e histórias ligadas ao passado de Maceira. Conhecer mais Igrejas, a Fonte do Rei, os vestígios Romanos, a pegada de Santo Amaro, a casa do Padre, a Fábrica de Cimentos e saber mais coisas sobre os trabalhos da Junta de Freguesia.
Pela minha parte, como mentora e orientadora destas visitas, sinto-me satisfeita com os resultados manifestados e considero que até esta fase do projecto, os objectivos foram alcançados.
Agradeço desde já às colegas que se disponibilizaram a concretizar este projecto de trabalho e à forma como motivaram os seus alunos na participação do mesmo.

Maceira, 5 de Janeiro de 2011                             A Professora
                                                                         Mª Lucília Fernandes

Avaliação – Visitas ao Centro da Freguesia
Professores

Todos os Professores que participaram na visita se manifestaram satisfeitos, quer pelo percurso, quer pela forma de apresentação e organização.
Consideraram também que o tempo dispensado foi um pouco escasso sobretudo na visita aos Bombeiros e que haveria muito para conhecer e saber acerca de cada um dos locais visitados, dos temas tratados, assim como para sistematizar e aprofundar saberes sobre o passado de Maceira.
A Senhora da Barroquinha, a Igreja Matriz, os Bombeiros e a origem do nome de Maceira, foram os assuntos que consideraram de maior interesse em conhecer.
Foi mencionado o interesse em vir a conhecer as histórias e lendas de cada localidade, a Fábrica de Cimentos, os Ranchos Folclóricos, a Banda Filarmónica de Maceira e o Grupo Coral “Anima Coralis” – suas origens e impacto social e cultural.
Foi sugerido que se desse dinamização aos espaços visitados no dia 1 de Junho, com os alunos visitantes, com o apoio e parceria da Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Câmara Municipal.
Pela minha parte, fiquei satisfeita com o empenho demonstrado e pelo interesse que puseram no trabalho realizado, assim como no incentivo que merecem as opiniões e sugestões apresentadas.

Maceira, 5 de Janeiro de 2011                            A professora
                                                                         Lucília Fernandes