sábado, 27 de novembro de 2010

RELATÓRIO - 18 DE NOVEMBRO

Relatório de Visitas ao Centro de Maceira
DATA:       18 - 11- 2010
ESCOLAS:
Porto do Carro: - Prof. Elsa Santos  - 3º e 4º anos - 10 alunos
Costas: - Prof. Celeste - 3º e 4º anos - 13 alunos
Síntese avaliativa
Iniciámos a visita com a apresentação individual dos alunos das duas Escolas presentes.
Perante a questão de que nesta visita iríamos conhecer ou não um pouco mais da história da nossa terra, foi definido o conceito de história com “h” e estória sem “h”, ficando claro que história com h, seria a história vivida pelos homens e registada por estes, por escritos, por gravuras, monumentos, entre outros; e estórias, aquelas que pelo seu conteúdo, personagens ou personagens míticas, se apresentam como duvidosas de terem sido vividas pelos homens, não havendo registos que as comprovem.
Ficou ainda claro que iríamos aprender histórias e estórias.
Descemos para “A Senhora da Barroquinha”,  onde foi apresentada a lenda  da Pastora e DE Nossa senhora de Macenária, que deu origem ao nome de Maceira, para designar a nossa Terra.
Foram feitas todas as observações no espaço e no património imóvel existente.
Foram lidos e interpretados os poemas gravados na pedra junto à fonte da Barroquinha e foram convidados todos os alunos a dar continuidade ao Poema que ali se encontra inacabado, por ter sido apagado da pedra em data e por motivo desconhecido.
Depois do lanche, subimos pela escadaria antiga, e parámos a meio para observar o que resta do Antigo lagar de azeite onde há cento e poucos anos foi experimentado fazer da pedra calcária de Maceira o cimento Protland, que viria a ser o que hoje é o Cimento produzido pela Cimenteira SECIL.
Seguimos para a Visita à Igreja Matriz de Maceira, onde podemos aprender as características da Arte Manuelina, assim como o significado de cada um dos Altares de que a Igreja é composta, o seu valor como centro de culto Mariano desde há vários séculos e o que ainda hoje representa para os Maceirences como símbolo de Fé.
Na visita à Junta de Freguesia os alunos foram recebidos pelo Sr. Presidente da Junta que lhes mostrou o espaço onde trabalham. Seguiu-se uma reunião na sala da  Assembleia onde  o Senhor Presidente apresentou as Funções que  desempenha na Equipa que compõe a Junta de freguesia e respondeu às questões que lhe foram colocadas por alguns alunos.
Seguimos para o monte onde se encontra a capela de S.to Amaro onde almoçámos. Depois do almoço, pudemos observar a paisagem que daí se avista e escutar o que se sabe sobre a presença dos Visigodos e dos Romanos junto a este local. Escutamos a Lenda de Santo Amaro e as tradições que ainda hoje se verificam, na realização dos festejos em honra deste Santo, sobretudo a venda dos frutos secos pelas Pinhoeiras  de A do Barbas.
Seguimos para uma visita aos Bombeiros Voluntários de Maceira, onde, para além de sermos bem recebidos, pudemos aprender como funciona a central telefónica e as diferenças entre as várias Ambulâncias e outros carros de serviço dos Bombeiros.
       Toda a Visita se revelou de interesse por parte dos alunos, pela atenção e entusiasmo com que descobriam o Historial de Maceira.
       Perante as forças Vivas existentes – Junta de Freguesia e Bombeiros – os alunos manifestaram muito interesse na escuta das apresentações dos historiais, da sua forma organizativa, das funções de cada instituição no tempo presente e da importância social e comunitária das mesmas, ao serviço  das pessoas de Maceira. 
Dificuldades
A dificuldade que verifiquei neste grupo, foi essencialmente por ser um grupo maior,  que exigiu de mim maior esforço na colocação da voz, para que todos pudessem escutar sem grandes interferências.
A deslocação dos  alunos de Porto do carro Foram deslocados nas carrinhas do ATL, com a colaboração de um auxiliar da Escola Sede do Agrupamento.
Os Alunos de Costas foram deslocados na carrinha do ATL de Costas.
Observações:
O trabalho desenvolvido correspondeu às minhas expectativas.
Todos os Alunos se manifestaram interessados em saber mais e empenhados em aprofundar saberes, recorrendo a pesquisas e entrevistas aos avós.
Prof. Lucília Fernandes

domingo, 21 de novembro de 2010

Relatório de visitas efectuadas


Visita ao Centro da Freguesia
Horários previstos
Horário/ Espaços a visitar
9:30 h. - Visita à Senhora da Barroquinha.
- Observação do espaço e exposição oral do historial documentado.
10:30 h. - Lanche da manhã.
11:00 h. - Visita guiada à Igreja de Nossa Senhora da Luz e Cartório Paroquial.
12.00 h. - Visita à Junta de Freguesia.
- Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia.
13.00h. - Almoço junto à Capela de Santo Amaro.
- Observação do espaço circundante. Breve historial desta Ermida – A Romanização em Maceira.
- Lendas e tradições / O Passado e o Presente.
15:00 h. - Visita guiada aos Bombeiros Voluntários de Maceira.
- Observação do espaço e sua organização.
Até às 16:00 h. - Regresso a casa ou à Escola.
PS: - Estes horários são uma previsão a ajustar no momento, consoante o decorrer das visitas.
Maceira, 21 de Outubro de 2010-10-21
Prof. Lucília Fernandes








Relatório de Visitas ao Centro de Maceira – Semanal
Data da visita: 4 – 11 – 2010
Escola:-  Cavalinhos:   Prof.  Irina Andrade   - 3º e 4º anos – 14 Alunos
A-do-Barbas:  Prof. Patrícia Daniela    – 3º Ano – 13 Alunos
Síntese avaliativa
Todo o trabalho foi desenvolvido dentro do tempo previsto.
Os alunos manifestaram-se atentos tanto á observação dos locais, como na escuta das lendas e relatos documentais, aliados à história dos locais visitados, verificados,  nas marcas do passado, existentes ainda no património imóvel local.
A maior parte dos alunos, manifestaram sensibilidade emocional perante os factos históricos e empenho na estima e preservação do legado histórico de Maceira.
Perante as forças Vivas existentes – Junta de Freguesia e Bombeiros – manifestaram muito interesse na escuta das apresentações dos historiais, da sua forma organizativa, das funções de cada instituição no tempo presente e da importância social e comunitária das mesmas, ao serviço  das pessoas de Maceira. 
O trabalho de preparação em sala de aula, revelou-se da maior importância como motivação e prévia preparação de questões
Dificuldades
Alguma imaturidade e  incapacidade de escuta dos alunos mais novos, foi por vezes, motivo de menor atenção e distracção  no grupo.
Alguma dificuldade na deslocação dos alunos, sobretudo da Escola de A-do-Barbas, que tiveram de ser transportados pelos serviços de ATL de Costas.
Observações
O trabalho desenvolvido correspondeu às minhas expectativas.
O bom estado do tempo contribuiu de forma positiva para o bom aproveitamento  da visita.

Prof. Lucília Fernandes

Relatório de Visitas ao Centro de Maceira – Semanal
Data da visita: 9 – 11 – 2010
Escola: A-do-Barbas   -  Prof. Ana Paula  – 4º Ano – 12 Alunos
Nota:     Desistiu desta visita a Prof Fernanda Baptista, da Escola de a do Pretos, por motivo da instabilidade no estado do tempo.
Síntese avaliativa
A visita realizou-se adaptando a instabilidades do Tempo ao percurso a fazer. Tivemos autorização para usar o salão de convívios da Igreja Paroquial em caso de chuva. Aí começou a apresentação das visitas a fazer neste dia e dos objectivos deste projecto.
 Seguimos para “A Senhora da Barroquinha”, onde foi apresentada a lenda que deu origem ao nome de Maceira, para designar a nossa Terra. Foram feitas todas as observações no espaço e no património imóvel existente. Regressámos ao salão de convívios para o lanche da manhã, enquanto chovia.
 Depois da chuva, fomos à Junta de Freguesia, onde fizemos o almoço, depois de escutar e apresentar as questões preparadas ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia.
Seguimos para o espaço junto à capela de S.to Amaro, onde puderam observar a paisagem que daí se avista, e escutaram o que se sabe sobre a presença dos Visigodos e dos Romanos junto ao local, assim como escutaram a Lenda de Santo Amaro e as tradições que ainda hoje se verificam, na realização dos festejos em honra deste Santo, sobretudo a venda dos frutos secos.
 Toda a Visita se revelou de interesse por parte dos alunos, pela atenção e entusiasmo com que descobriam o Historial de Maceira. É de referir que a indisciplina e falta de respeito de alguns alunos, não lhes permitiu fazer as aprendizagens, tanto quanto seria de desejar.
 Perante as forças Vivas existentes – Junta de Freguesia e Bombeiros – os alunos manifestaram muito interesse na escuta das apresentações dos historiais, da sua forma organizativa, das funções de cada instituição no tempo presente e da importância social e comunitária das mesmas, ao serviço  das pessoas de Maceira. 
Continua a verificar-se que o trabalho de preparação em sala de aula, se revela da maior importância como motivação e prévia preparação de questões a apresentar, sobretudo na Junta de Freguesia.
Dificuldades
Verificou-se muita dificuldade de escuta neste grupo de alunos .Bastante indisciplina nos alunos, que já no dia a dia, se revelam indisciplinados. Verificou-se na maior parte  dos rapazes muita instabilidade emocional, com comportamentos sociais muito desajustados, quer para com os seus pares, quer para com os adultos – Professoras e outros. A deslocação destes alunos, teve que ser feita pelos serviços de ATL de Costas.
Observações
O trabalho desenvolvido correspondeu às minhas espectativas.
A instabilidade do estado do tempo provocou, ao início, algum a insegurança, que foi sendo vencida à medida que as actividades se foram desenvolvendo.
A capacidade de adaptação e a força de vontade  contribuíram de forma positiva para o bom aproveitamento  da visita.
Prof.Lucília Fernandes